top of page

1

2

3

Sistema Orgânico Comunal

Após uma primeira COMUNA DE REVERSÃO, um novo processo se inicia...

​

... isso porque o conjunto de mediações que um Sistema Orgânico do Trabalho abrange, não possibilita apenas a construção de um espaço de viver e produzir diferenciado, também permite uma integração INTER-TERRITORIAL e TRANS/SUPRA-NACÕES, que se traduziria por um SISTEMA ORGÃNICO COMUNAL.

 

Nesse estágio de macro-organização societal ou de formação social histórica, nossa tese é que entrariamos, de fato, na história da humanidade, uma vez que os seres humanos passaria a ter o domínimo efetivo sobre o seu destino.

 

Dessa forma, todo o desenvolvimento passa a centrado nas necessidade humanas, e não mais nas necessidades artificiais do dinheiro ou da acumulação de capital.

 

Como um Sistema Orgânico Comunal significa a superação da forma propriedade privada dos meios de produção, e a superação do dinheiro enquanto intercâmbio mercantil, ele implica também na materialização do que alguns chamam de uma "Economia Baseada em Recursos", cujo a auto-organização global e não fetichizada (mercadorizada), permite uma produção racional da abundância.

 

Esse é um horizonte aberto apartir da concretização do estágio 2, ou seja, com a implantação de um Sistema Orgânico do Trabalho - SOT, a partir da auto-organização imediata das pessoas interessadas nesta associação - ASSOCIAÇÃO Via SOT.

bottom of page