top of page

Um projeto coletivo em CONSTRUÇÃO
O coletivo ou associação Via SOT é um projeto coletivo em permanente construção. Isso porque ele depende, sobretudo, do engajamento contínuo de novos protagonistas, que buscam, de forma articulada, coletiva e autogestionária, superar o TRABALHO ALIENADO, ao mesmo passo de se viabilizar o TRABALHO LIVREMENTE ASSOCIADO.

ECONOMIA SOLIDÁRIA
O movimento e a bandeira histórica por uma economia solidária (baseada no trabalho associado e na autogestão), logo, não competitiva e não capitalista, é a nossa primeira referência e origem da Via SOT.

 

Entretanto, dado os diferentes desafios, e sobretudo, obstáculos, para se praticar novas formas de trabalho e de organização social dentro da lógica dominante, busca-se uma nova estratégia e concepção de autogestão.

AUTOGESTÃO SOCIETAL

Consideramos que a luta concreta dos trabalhadores, por processos HORIZONTAIS de organização do trabalho, logo, por formas autogestionárias de resistência, tem sido INSUFICIENTES para sustentar uma efetiva mudança histórica, para além da alienação promovida pela capital e sua correspondente sociabilidade capitalista.

 

Tal insuficiência histórica de enfrentamento resulta em formas fragmentadas e dispersas de tentativas de autogestão, ou seja, em "propriedades privadas de grupos", o que na prática vem dividindo e desunindo o TRABALHO ASSOCIADO, e com isso, lhe retiranto toda a sua potencialidade transformadora, inclusive de superar a própria condição de mercadoria do trabalho e a anarquia desperdiçadora e destrutiva da produção capitalista, logo, deixando os trabalhadores subordinados e reféns do status quo.

 

Em virtude de tal situação, é que surge a Via SOT! Um coletivo formado por militantes, vindos a princípio da economia solidária e outros movimentos sociais, que percebem ou mesmo vivem tais dilemas e barreiras, porém, também lutam para reveter tais mecanismos que tanto alienam e degradam os trabalhadores e seres humanos em geral.

 

Disso, vem a perspectiva de avançar para além das tentativas limitadas de autogestão dentro do mercado capitalista, para um projeto mais denso de uma SOCIABILIDADE EFETIVAMENTE SOLIDÁRIA E SUSTENTÁVEL, logo, de enriquecer o conceito, conteúdo e práxis da autogestão para um horizonte histórico de AUTOGESTÃO SOCIETAL ou de uma SOCIEDADE AUTOGESTIONÁRIA.

Neste caminho utopico, de fortalecimento do TRABALHO ASSOCIADO, na perspectiva da AUTOGESTÃO SOCIETAL, é que se situa a necessidade histórico de se constituir um SISTEMA ORGÂNICO DO TRABALHO (SOT).

 

O SOT seria um mecanismo ontológico (de formação do ser social) que abrange um complexo de mediações e instituições, com o propósito elementar de REVERTER a fragmentação do TRABALHO ASSOCIADO e materializar uma nova sociabilidade não capitalista, possibilitando assim o enfrentamento e superação dos grillhões envenenados que tanto alienam os trabalhadores. Dessa forma, busca-se um novo processo histórico de enfrentamento e construção de alternativas para um efetiva

SOLIDARIEDADE HUMANA, para além do capital!

A Via SOT seria um "caminho", uma opção de luta para isso, ou seja, de auto-organizar e viabilizar os meios práticos para a criação e sustentação de um SOT! 

 

Ainda em dúvidas? Não tem problema, vejam aqui:

 

A Via SOT - Associação de Apoio a Construção de um Sistema Orgânico do Trabalho Associado - é uma entidade da Sociedade Civil Sem Fins Lucrativos, fundada em 10 de agosto de 2014 e registrada em cartório no dia 06 de julho de 2015.

 

 

Email : autonomia.sot@gmail.com

Venha participar!

 

Para realizar o sonho humano de emancipação social e liberdade plena, é crucial o seu apoio ou envolvimento.

 

Cada novo apoio, cada adesão, é crucial para realizar essa UTOPIA de uma NOVA SOCIEDADE - UM NOVO MUNDO!

  • s-facebook
  • YouTube Square
  • Google Metallic
A autogestão da sociedade prepara-se na autogestão das lutas

Por João Bernardo

​​​

 

 

 

© 2013 by VIA SOT - copyleft

bottom of page